box.png

A pandemia da covid-19 trouxe profundos desdobramentos na vida social. Embora afete a todos, ela tem sido especialmente mais dramática com as minorias mais vulneráveis, como as pessoas com deficiência, causando um impacto importante e um risco de invisibilidade e regressão na luta por direitos.

Nesse cenário, as pessoas com deficiência passaram a vivenciar desafios diários no contexto de enfrentamento à pandemia e a criar estratégias para conviver com esse momento.

Visando dar voz e oportunizar às pessoas com deficiência intelectual se expressarem, transmitindo sob diversas formas o que tem sido essa vivência durante a pandemia, apresentamos a Exposição virtual “Expressões: autonomia e protagonismo em tempos de pandemia”.

Essa atividade foi desenvolvida pelo programa de Autodefensoria das Apaes e Coirmãs e seu lançamento se dá como comemoração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada todos os anos entre os dias 21 e 28 de agosto, sempre um marco na conscientização e luta por direitos. Para esse ano de 2021, o tema da semana será “É tempo de transformar conhecimento em ação”.

Vanderson Gaburo
Presidente da Federação das APaes do Estado do Espírito Santo